quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Dungeon

Introdução

Kalaboss é uma imensa masmorra onde você pode treinar sua habilidade de Dungeon, que vai, por sua vez, permitir que você aprofunde-se cada vez mais, chegando perto dos segredos de profundezas deste antigo calabouço.

Kalaboss não possui nenhuma habilidade ou requisitos de missão, e está disponível tanto para jogadores de acesso gratuito quanto para membros. Seus níveis podem ser explorados por grupos de uma a cinco pessoas, podendo ter a simplicidade ou a complexidade que você desejar. Há masmorras de puro combate e há masmorras que testam todas as suas habilidades.

As paredes de Kalaboss se movem e se distorcem. Portanto, a masmorra que você explorar será sempre única!

Uma exploração de masmorra é formada por cinco estágios, e este guia trata deles cronologicamente. Os estágios são:

-> Estágio 1: Formar um Grupo
-> Estágio 2: Escolher um Nível de Profundidade e Nível de Complexidade
-> Estágio 3: A Sala Inicial
-> Estágio 4: Explorando uma Masmorra
-> Estágio 5: Recompensas e Amarrar Objetos

Localização

 
Você pode chegar até Kalaboss através de um dos seguintes métodos: o primeiro, e de longe o mais seguro, é a balsa, encontrada na costa oeste atrás das margens de Al-Kharid. O segundo método é a pé e envolve embrenhar-se na Terra Selvagem - é extremamente perigoso, devido aos fantasmas que vagam por lá. Foi dado o aviso!

Quando chegar à península de Kalaboss, você precisará seguir o caminho cinza claro até o topo, onde o castelo está situado.
Estágio 1: Formar um Grupo

[imagem] Para começar a explorar uma masmorra, apenas um objeto é necessário: o anel da afinidade, que pode ser conseguido com o tutor de Dungeon, no lado leste da entrada do castelo. Ele também lhe oferecerá instruções para Dungeon, caso precise, e substituirá seu anel, caso você o perca.

Nenhum objeto, com exceção do anel da afinidade e do globo da visão, é permitido em Kalaboss. Os fremennik decretaram quarentena e nenhum objeto pode entrar ou sair das masmorras. Para guardar seus objetos, converse com o bancário fremennik, no lado oeste da entrada do castelo.

Com apenas um anel da afinidade (ou um globo da visão) em sua mochila ou objetos usados, você estará pronto para formar um grupo de exploração. Há três formas de explorar uma masmorra:


-> Grupo de um jogador
-> Um grupo de 2 a 5 pessoas
-> Um grupo autoformado

Grupos de um jogador


 
Começar uma exploração de um jogador não poderia ser mais simples. Para acessar a interface do seu grupo, clique com o botão esquerdo no anel da afinidade na sua mochila. Clique no botão "Formar Grupo" e seu nome aparecerá na lista acima do botão.

Agora você pode começar a explorar. Vá até a entrada do calabouço, logo à sua esquerda ou direita assim que você entra no pátio do castelo. Ao entrar, você estará pronto para selecionar seu nível e nível de complexidade, como explicado em Estágio 2: Escolher um Nível de Profundidade e Nível de Complexidade.

Grupos de 2 a 5 pessoas

O anel da afinidade pode ser usado para formar manualmente um grupo. Até cinco pessoas podem estar em um grupo de exploração.

Para organizar um grupo de exploração para o qual outros jogadores podem ser convidados, clique com o botão esquerdo no anel da afinidade em sua mochila ou objetos usados. Isto vai acionar a interface de grupo, onde se encontra o botão "Formar Grupo". Clique nele e seu nome aparecerá em uma lista logo acima. Este é o início do processo de formação do seu grupo e você, agora "líder do grupo", estará pronto para adicionar pessoas.

Como líder do grupo, você é o único responsável por convidar outros jogadores. O método mais comum para se fazer isto é clicando com o botão direito em alguém no castelo de Kalaboss e selecionando "Convidar". O jogador convidado receberá um convite vermelho em sua caixa de bate-papo e poderá aceitá-lo ou recusá-lo. Também é possível convidar pessoas usando o botão "Convidar jogador", na interface de grupo do anel da afinidade. Clique para colocar manualmente o nome de qualquer jogador em seu grupo, desde que esteja à vista, no castelo de Kalaboss e no mesmo mundo.

Até quatro convites podem ser enviados desta forma, e apenas o líder do grupo pode enviá-los. À medida que os jogadores aceitarem os convites, eles serão adicionados à lista da sua interface de grupo (a que abre quando você clica no anel da afinidade). Quando você estiver satisfeito com o número de jogadores que tem, vá até a entrada da masmorra, logo à esquerda ou direita após a entrada do pátio do castelo. Você estará pronto para selecionar seu nível de profundidade e nível de complexidade, como explicado em Estágio 2: Escolher um Nível Profundidade e um Nível de Complexidade.

Caso tenha sido convidado para um grupo que já existe, você verá uma linha vermelha de texto em sua janela de bate-papo. Clique nesta linha para "Aceitar", "Recusar" ou "Recusar Sempre". Vale a pena guardar seus objetos no banco antes de aceitar um convite, para que a interface do banco não interfira na interface do grupo. Ao aceitar o convite, o seu nome e dos membros do seu grupo aparecerão na interface do anel da afinidade. A exploração começará assim que o líder do grupo entrar na masmorra. Vá para Estágio 2: Escolher um Andar e Nível de Complexidade. Caso opte por "Recusar", será enviada uma mensagem para o líder do grupo, informando que você recusou o convite. Caso opte por "Recusar Sempre", o líder do grupo não poderá lhe convidar pelo resto de sua sessão.

Grupos autoformados



As salas de autoagrupamento são para jogadores que querem rapidamente explorar uma masmorra para multijogadores com o mínimo de discussão e organização. Isto é feito nas salas que formarão um grupo automaticamente para você, de acordo com seu nível total de habilidade.

Existem dois tipos de salas de autoagrupamento em Kalaboss: salas "temáticas", que têm requisitos de nível de profundidade de Dungeon, e salas "abertas a todos", que não têm nenhum requisito de nível de profundidade de Dungeon.Salas temáticas podem ser encontradas no pátio do castelo, à esquerda e direita de cada escada. Uma sala aberta a todos, que não tem nenhum requisito de nível de profundidade de Dungeon, pode ser encontrada entre as duas escadas. Vale a pena entrar na sala aberta a todos se você quer uma exploração para testar ao máximo suas habilidades.

O jogo busca formar um grupo a cada 30 segundos, então não demora para que você seja inserido em um grupo de exploração. Caso apenas alguns poucos estejam esperando para jogar, eles serão agrupados independentemente dos andares aos quais tiverem acesso ou dos níveis totais de habilidade. Caso haja muitos esperando por uma exploração, o jogo os agrupará de acordo com os andares desbloqueados, e depois de acordo com o nível total de habilidade. Atenção: Caso alguns de vocês estejam esperando para serem inseridos em um grupo na sala de autoagrupamento, é sempre uma opção organizar um grupo manualmente em vez de esperar.

Todos os jogadores em seu grupo devem ter os níveis de profundidade e complexidade da masmorra que estão prestes a enfrentar desbloqueados. Desse modo, os níveis de profundidade e complexidade são sempre determinados pelo explorador com menos experiência em Kalaboss. Para maiores informações, leia Estágio 2: Escolher um Nível de Profundidade e Nível de Complexidade.

Assim que for inserido em um grupo, você descobrirá que pode passar pelo Estágio 2: Escolher um Andar e Nível de Complexidade direto para o Estágio 3: A Sala Inicial, já que que você foi inserido automaticamente em andares e níveis de complexidade adequados. Mas é aconselhável ler o estágio 2 mesmo assim, para se ter uma ideia do que andar e nível de complexidade significam.

Sair e voltar a um grupo

Nenhum novo jogador poderá se juntar a um grupo já dentro das masmorras. Caso um jogador sozinho deixe um grupo ou acidentalmente se perca, ele poderá se juntar novamente contanto que o grupo ainda esteja completando uma exploração. Neste caso, todos os objetos que ele estiver carregando serão largados no chão onde ele parou, fazendo com que esse jogador, ou seu grupo, possa voltar para apanhá-los. Caso todos os jogadores deixem uma exploração, o progresso será perdido e a exploração terá que ser recomeçada.

Para se juntar ao grupo novamente no meio de uma exploração de masmorra, você só precisa se logar ao jogo novamente. Se você estava explorando só quando perdeu a conexão ou saiu do jogo, você pode voltar para uma masmorra em andamento desde que não tenha ficado ausente por mais de dez minutos. Você não poderá retornar a sua masmorra, pois ela não continuará ativa caso o servidor seja reiniciado.

"Expulsar" um jogador de um grupo

Nos momentos delicados em que o líder deseja expulsar um jogador do seu grupo de exploração, será necessária a maioria dos votos do resto do time para isto ser confirmado. Para iniciar uma votação, clique com o botão esquerdo no anel da afinidade e com o botão direito no nome do jogador, selecionando "Expulsar". Uma mensagem será enviada para todos os jogadores do grupo, pedindo a aprovação ou não para a expulsão. Caso a maioria assim escolha, o jogador será expulso do grupo.

Estágio 2: Escolher um Nível de Profundidade e Nível de Complexidade

Após organizar seu grupo, você terá que selecionar seu nível de profundidade e complexidade.

"Níveis" da masmorra

Via de regra, quanto mais fundo você vai em Kalaboss (o nível 1 sendo o mais perto da superfície, o nível 2 logo abaixo e assim por diante, até o nível 47), mais poderosas ficam as criaturas. O poder que existe no fundo de Kalaboss as entorta e distorce, tornado-as fortes e potencialmente de alto nível de combate.

Quando começar Dungeon, você terá apenas um andar disponível. É necessário jogar um andar antes de ter acesso ao próximo, e você só pode acessar um andar que seja igual a metade do seu nível de habilidade de Dungeon, arredondado para baixo. Por exemplo, se você quiser acessar o nível de profundidade 17, você precisa ter explorado o nível 16 ao menos uma vez e ter nível de Dungeon de pelo menos 34.

Você também vai ver que andares diferentes têm "temas" diferentes, e cada tema tem diferentes desafios e inimigos pela frente. Você começa no tema "congelado" de Kalaboss, mas quem sabe quais outras áreas se escondem nos mistérios das masmorras?

"Níveis de Complexidade" da Masmorra

O nível de complexidade de uma masmorra determina quanto de sua habilidade será testada na exploração. Por exemplo, uma masmorra com nível de complexidade 1 testará apenas suas habilidades de Combate (Corpo a Corpo, À Distância, Magia, Condição Física), enquanto que a complexidade nível 6 testará todas as suas habilidades. Escolher um nível de complexidade mais baixo tornará a masmorra mais simples e fácil de ser completada, mas também diminuirá a quantidade de EXP Dungeon que você consegue ao final de uma exploração.

Você vai começar sua "carreira" em Dungeon com apenas a complexidade nível 1 desbloqueada. Para desbloquear o próximo nível de complexidade, você terá que completar pelo menos uma masmorra no nível precedente. Então para desbloquear o nível 2 você precisa ter jogado pelo menos uma masmorra de complexidade nível 1.

Você pode clicar no seguinte nível de complexidade para descobrir mais sobre as habilidades necessárias para completá-las:

-> Complexidade nível 1 - Combate + Construção
-> Complexidade nível 2 - O mesmo que nível 1 + Culinária + Pesca + Corte de Lenha
-> Complexidade nível 3 - O mesmo que nível 2 + Armas + Mineração + Criação de Runas
-> Complexidade nível 4 - O mesmo que nível 3 + Agricultura de Tecidos + Pesca + Armaduras
-> Complexidade nível 5 & 6 - O mesmo que nível 4 + Agricultura de Sementes + Evocação + Roubo

Interfaces do Nível de Profundidade e Complexidade



A primeira interface que você vai encontrar será a de seleção de andar. Aqui o líder do grupo poderá mover o indicador dourado para cima e para baixo para selecionar qual nível que quer se aventurar. Como mencionado anteriormente, o andar determina a dificuldade dos inimigos que você vai enfrentar (em relação aos níveis de combate atuais do seu grupo). Você só poderá selecionar níveis de profundidade que cada explorador do seu grupo tenha desbloqueado.

Para descobrir qual nível de profundidade cada jogador desbloqueou, você pode olhar as 5 colunas que aparecem pela interface de seleção de nível. Estas colunas representam as aventuras do seu grupo de exploração e cada uma terá uma barra em destaque que aponta para o andar mais profundo a que cada jogador tem acesso em Kalaboss. Você pode escolher qualquer nível de profundidade da masmorra que TODOS os jogadores em seu grupo possam acessar.

ATENÇÃO - Caso você selecione um andar que você ou outros do seu grupo tenham explorado desde a última vez que você pressionou o botão "Redefinir" (como sinalizado na interface de seleção de nível), os jogadores em questão sofrerão uma grande redução de EXP por ter repetido o andar.
Quando estiver satisfeito com sua seleção, confirme sua escolha na parte inferior direita da interface.



Em seguida, um indicador dourado poderá ser movido para esquerda ou direita para selecionar seu nível de complexidade. Embaixo deste indicador há uma lista de habilidades que se iluminam de acordo com o nível de complexidade, mostrando, rapidamente, quais habilidades serão testadas à medida que você avança em níveis de complexidade maiores.

Você também vai ver que no canto embaixo à direita da tabela de habilidades há uma "% EXP Penalidade", que representa a redução da sua recompensa EXP Dungeon para esta masmorra. Então se você está jogando uma masmorra de complexidade nível 1, a EXP Dungeon que você vai ganhar será reduzida em 50%. Isto é para encorajar os exploradores a se testarem em níveis de complexidade mais altos.

Contanto que você tenha escolhido um andar e nível de complexidade que todos em seu grupo tenham desbloqueado, você poderá clicar no botão "Confirmar", embaixo à direita da interface. Dependendo do tamanho do seu grupo e do nível de complexidade que escolheu, você poderá ter a opção de mudar seu andar e nível de dificuldade.

Tamanho do nível de profundidade:

Depois de selecionar seu nível de complexidade e profundidade, você poderá definir o tamanho da sua masmorra. O tamanho do nível de profundidade pode ser pequeno (até 16 quadrados), médio (até 32 quadrados) ou grande (até 64 quadrados). Apenas grupos de 3 a 5 jogadores podem explorar as masmorras grandes.

Dificuldade:

Depois de selecionar o tamanho do nível de profundidade, você pode receber a mensagem "Você quer que a masmorra seja para quantas pessoas?" (Isto não aparece para jogadores individuais.) Você agora tem a opção de escolher se a masmorra será para um grupo menor do que o que você está atualmente. Apesar de uma masmorra assim ser mais fácil de completar, ela reduzirá a quantidade de EXP que você recebe ao final da exploração.

Uma sugestão de dificuldade é que você selecione uma que seja ligeiramente menor que o número de pessoas em seu grupo de exploração. Isto parte do princípio de que todos em seu grupo ajudarão no combate. Provavelmente você terá um jogador usando suas habilidades para produzir arcos ou runas, por exemplo. Um grupo de exploração provavelmente vai achar que uma dificuldade 5:3, por exemplo (cinco jogadores: combate para um grupo de três), proporciona uma boa exploração.

Lembre-se - a dificuldade da masmorra é SEMPRE baseada na habilidade e níveis de combate mais baixos dos membros do seu grupo. Por exemplo, um grupo de cinco jogando em nível de dificuldade 5:3 encontrará desafios e criaturas que correspondem aos três jogadores de nível mais baixo. Se um jogador experiente explorar uma masmorra de nível de dificuldade baixo com jogadores menos experientes, ele poderá acabar com até 60% de EXP penalidade. Quando você estiver escolhendo o nível de dificuldade, uma mensagem de aviso aparecerá caso haja risco de penalidade.

Depois de personalizar sua masmorra, você estará pronto para o Estágio 3: A Sala Inicial.

Estágio 3: A Sala Inicial


Em Kalaboss, todos começam na sala inicial, estejam jogando sozinhos ou em grupo. Como nenhum inimigo pode entrar nessa sala, ela é totalmente segura. Nela, você pode designar as funções de cada membro do grupo, organizar sua mochila, comprar objetos e transformar seus recursos em objetos úteis. É lá que você aparecerá se morrer e é para lá que você será teleportado caso lance o feitiço de teleretorno de Dungeon.

Objetos:

Seu nível de complexidade determina os objetos que você possui ao começar a explorar uma masmorra:

Estágio 3: A Sala Inicial


Em Kalaboss, todos começam na sala inicial, estejam jogando sozinhos ou em grupo. Como nenhum inimigo pode entrar nessa sala, ela é totalmente segura. Nela, você pode designar as funções de cada membro do grupo, organizar sua mochila, comprar objetos e transformar seus recursos em objetos úteis. É lá que você aparecerá se morrer e é para lá que você será teleportado caso lance o feitiço de teleretorno de Dungeon.

Objetos:


Seu nível de complexidade determina os objetos que você possui ao começar a explorar uma masmorra:

Complexidade nível 1 - Armas e armaduras para todos os estilos de combate estarão disponíveis em sua mochila ao começar a explorar uma masmorra.

Complexidade nível 2 - Armas e armaduras para todos os estilos de combate estarão disponíveis em sua mochila ao começar a explorar uma masmorra
.
Complexidade nível 3 - Armaduras para todos os estilos de combate estarão disponíveis em sua mochila. Um pequeno número de armas estarão disponíveis na mesa da sala inicial.

Complexidade nível 4 - Um pequeno número de armaduras e armas estarão disponíveis na mesa da sala inicial.

Complexidade nível 5 & 6 - Um pequeno número de armaduras e armas estarão disponíveis na mesa da sala inicial. Os objetos de sua mochila variam de acordo com o nível de complexidade da masmorra. Em níveis elevados, você será encorajado a encontrar material e fazer suas próprias armas e armaduras. No nível 1, por exemplo, você não terá como fazer armas e armaduras. Elas serão, portanto, dadas a você no começo.


Os objetos de sua mochila variam de acordo com o nível de complexidade da masmorra. Em níveis elevados, você será encorajado a encontrar material e fazer suas próprias armas e armaduras. No nível 1, por exemplo, você não terá como fazer armas e armaduras. Elas serão, portanto, dadas a você no começo.


Classes:


[imagem]

Vários objetos estarão disponíveis nas mesas da sala inicial, tais como comidas, runas, armas e armaduras, de acordo com seus níveis de complexidade. Você verá que os objetos têm "classes" designadas em seu próprio nome ou em sua descrição (clicar com o botão direito sobre eles e selecionar "Examinar"). Isso lhe dará uma ideia do poder da arma, armadura ou criatura. Um peixe Classe 3, por exemplo, recuperará mais pontos vitais do que um peixe Classe 2. As classes vão de 1 a 10, mas objetos Classe 11 podem ser obtidos como recompensa por ter completado uma masmorra. As Classes 6 a 11 estão disponíveis apenas para membros de RuneScape.

Na sala inicial, vale a pena atribuir funções a cada membro do seu grupo e se certificar de que o equipamento é compartilhado igualmente e de que você está preparado para os desafios que terá que enfrentar. É recomendável que grupos maiores tenham, por exemplo, pelo menos um arqueiro, um guerreiro de combate corpo a corpo e um mago. Membros também podem receber nichos como defensor, curandeiro ou especialista em alguma habilidade. A função do defensor é se posicionar de forma que os inimigos preferiram combatê-lo, em vez de combater os outros membros do grupo. É possível usar essa estratégia com a maioria dos inimigos de grande porte.

Contrabandista:

Os contrabandistas estão presentes na sala inicial em todos os níveis de complexidade. Apesar da função principal desse personagem misterioso ser preparar os exploradores para as tarefas que eles precisam realizar, eles possuem habilidades menos conhecidas pelos fremenniks. Uma delas é identificar e dar pistas sobre qualquer objeto encontrado em Kalaboss. Para isto, basta "Usar" o item sobre o contrabandista para que ele lhe dê informações. Ele também oferece informações sobre qualquer boss que você esteja enfrentando e salas de desafios que você precisa completar. Portanto, se estiver confuso, visite o contrabandista para obter esclarecimentos.

[imagem]O contrabandista também se oferecerá para comprar ou vender objetos que obteve de aventureiros com pouca sorte. Vale a pena conversar com ele caso esteja precisando de ferramentas como caixas do fogo e machados. O contrabandista não oferecerá estoque de loja na complexidade nível 1, mas seu estoque aumentará conforme o nível for aumentando. Pode ser que você queira comprar uma caixa de ferramentas dele. Um objeto que custa 1320 moedas de ouro que, quando aberto,vai te dar uma picareta de novita, machado de novita, caixa do fogo, martelo, faca, frasco, vara de pescar e 50 penas.

Finalmente, o contrabandista conseguiu a proeza de levar objetos de Kalaboss para a superfície. Para comprá-los usando suas fichas de masmorra, basta falar com o contato dele, o negociante de recompensas, na superfície perto do acampamento fremennik.

Informação adicional:

Dependendo do nível de complexidade, pode ser que a sala inicial ofereça locais para prática de habilidades - como rocas, fornalhas, altares de Criação de Runas e obeliscos de Evocação, por exemplo. Eles funcionam de forma idêntica aos encontrados na superfície de RuneScape, com pequenas exceções. Se tiver alguma pergunta, leia mais sobre o nível de complexidade da sua masmorra.

Você também encontrará um portal grupedral na sala inicial e um grupedral em sua mochila (caso seja o líder do grupo). Ao viajar pelo portal grupedral, você poderá se teleportar para qualquer lugar que o ele esteja. Isso permite que você retorne com bastante rapidez de qualquer parte da masmorra em que estiver, sem quase nenhum esforço. Você também pode clicar com o botão direito no portal grupedral para trocá-lo por uma tenda fotográfica, terreno de agricultura, fogão, altar de oração ou cabide para capa de habilidade.

Estágio 4: Explorando uma Masmorra

Noções Básicas

É preciso lembrar que em Dungeon, a coisa mais importante é chegar à sala final de cada masmorra. Lá você encontrará um boss que, quando derrotado, te dará EXP Dungeon. Para chegar na sala final, você precisará enfrentar uma série de desafios no layout aleatório das masmorras. Esses desafios estão divididos nas seguintes categorias:

Estágio 4: Explorando uma Masmorra

Noções Básicas

É preciso lembrar que em Dungeon, a coisa mais importante é chegar à sala final de cada masmorra. Lá você encontrará um boss que, quando derrotado, te dará EXP Dungeon. Para chegar na sala final, você precisará enfrentar uma série de desafios no layout aleatório das masmorras. Esses desafios estão divididos nas seguintes categorias:

-> Salas de combate
-> Locais para Prática de Habilidades
-> Chaves e Portas
-> Salas de Desafios
-> Salas do Boss

Há uma variedade de objetos criados para ajudar você a progredir mais facilmente em Kalaboss e organizar melhor o seu grupo.


Ferramentas de Dungeon

[imagem]Haverá sempre um mapa da masmorra disponível próximo ao seu minimapa. Clicando nele você encontrará uma representação das salas que explorou e das que ainda tem que explorar.

Clicando no seu anel da afinidade é possível obter muitas informações, incluindo o seu nível de complexidade e detalhes sobre o seu grupo. É possível clicar no nome de um jogador de seu grupo para ver o que tem na mochila dele. Esse recurso é muito útil para descobrir se algum membro tem a chave para abrir uma porta em sua masmorra.

Nessa interface do grupo você também encontrará um "Modo Guia" e um botão "Redefinir". O botão "Redefinir" é explicado em Estágio 5: Recompensas e Amarrar Objetos e não é importante no momento. No entanto, o botão "Modo Guia" pode ser ativado para mostrar o caminho crítico da masmorra, indicando a rota exata a ser seguida. Ele só pode ser ativado ou desativado pelo líder do grupo, e ativá-lo reduzirá o número de EXP obtido em uma masmorra. Ele só pode ser alterado fora de uma masmorra.

[imagem]A interface de grupo também oferece a habilidade para todos de ativar e desativar suas EXP compartilhadas antes de uma exploração. Isso pode ser feito clicando com botão direito na "EXP" que aparece após o seu nome na interface de grupo (que pode ser acessada clicando com o botão esquerdo no anel da afinidade). A EXP compartilhada estará automaticamente "ativada" quando você começar Dungeon, e sendo assim você receberá uma parte da EXP sempre que um membro do seu grupo executar uma habilidade que você poderia ter feito com os níveis que tem. E quando você executar uma tarefa de habilidade que outro membro de seu grupo poderia fazer, ele também receberá uma parte de sua EXP. Só jogadores com o recurso "EXP compartilhada" ativado poderão compartilhar EXP.

[imagem]Você pode usar o feitiço de teleretorno de Dungeon a qualquer momento. Ele se encontra no seu livro de feitiços (Kalaboss tem um livro de feitiços próprio). Leia Complexidade nível 1 para obter mais informações sobre essas mudanças). Quando usado fora de combate, esse recurso te teleportará para a sala inicial de sua masmorra. Esse feitiço pode ser usado quantas vezes você desejar e não custa nenhuma runa.

O líder do grupo também iniciará uma masmorra com um portal grupedral, um objeto que pode ser largado e depois teleportado para através do teleporte do portal grupedral, na sala inicial. Uma vez largado, qualquer jogador pode pegar e largar o portal grupedral. Se tiver nível de Magia suficiente, você também poderá criar um pedral, um ponto para o qual você possa se teleportar.Por fim, o líder do grupo pode clicar sobre os inimigos na masmorra com a opção "Marcar" do botão direito. Isso realça a criatura e a identifica como alvo de ataque coletivo. Isso pode ser feito de fora do local que você vai explorar, caso você queira tomar a decisão em segurança.

Salas de combate:

O combate é o desafio mais comum de Kalaboss. Como na superfície de RuneScape, você precisará usar magia, combate corpo a corpo e Combate à Distância para derrotar criaturas. No entanto, diferentemente do que ocorre na superfície de RuneScape, cada criatura de Kalaboss deixa para trás muitos mais objetos e equipamentos. Se estiver com poucas armas e comida, é recomendável escolher criaturas menores para conseguir os objetos necessários para derrotar criaturas maiores.

Se morrer em uma masmorra, você recomeçará na sala inicial com todos os seus objetos. Você verá que uma morte foi adicionada ao seu Total de Mortes, o que afeta sua recompensa de EXP ao final da masmorra. Se tiver um pedral em sua mochila, ele será usado automaticamente para que você possa se teleportar para ele usando o feitiço de teleporte.

Locais para Prática de Habilidades:

Especialmente nas complexidades mais avançadas, você encontrará locais para prática de habilidades como fogões, terrenos de agricultura e fornalhas, que funcionam quase como na superfície, com algumas pequenas exceções. É aconselhável ler o Guia do Jogo para qualquer nível de complexidade que você esteja para entrar pela primeira vez, pare se ter uma ideia do que está sendo acrescentado em termos de atividades de habilidade.

-> Complexidade nível 1 - Combate + Construção
-> Complexidade nível 2 - O mesmo que nível 1 + Culinária + Pesca + Corte de Lenha
-> Complexidade nível 3 - O mesmo que nível 2 + Armas + Mineração + Criação de Runas
-> Complexidade nível 4 - O mesmo que nível 3 + Agricultura de Tecidos + Pesca + Armaduras
-> Complexidade nível 5 & 6 - O mesmo que nível 4 + Agricultura de Sementes + Evocação + Roubo

Chaves e portas:



Em certas salas das masmorras, você encontrará portas trancadas obstruindo o seu caminho. Uma porta trancada brilha uma das oito cores e há uma forma flutuando na frente dela. Isso indica que chave deve ser usada para abri-la. Por exemplo: uma porta amarela com um semicírculo flutuando na frente poderá ser aberta com uma chave amarela semicircular.

Como essas chaves podem ser encontradas em qualquer sala da masmorra, fique de olho nos pontos vermelhos do minimapa dentro de cada sala que explora. Converse com os outros membros do grupo e, se tiver uma chave, informe-os. Se quiser verificar a mochila de outro jogador, abra a interface do grupo de seu anel de afinidade e depois clique com o botão direito sobre o nome do jogador.

Nas complexidades mais avançadas, você pode se deparar com portas da habilidade, que não podem ser abertas até que você use uma habilidade nelas. Em uma porta, o jogador pode precisar usar a habilidade de Agilidade para pular e apertar um interruptor, por exemplo. Cada uma pode ser aberta por pelo menos um membro do seu grupo, a não ser que seja uma porta para uma sala bônus, que não precisam ser exploradas para se completar a masmorra, mas proporcionam bastante EXP Dungeon ao final de uma exploração.

Salas de desafios:

Explorar uma masmorra não é apenas sair abrindo caminho e algumas portas até chegar ao final. Alguma salas requerem que você pare e quebre a cabeça para descobrir a melhor maneira de avançar para a próxima. Existem várias dessas salas de desafios, contendo desde enigmas, passando por desafios de habilidade até quebra-cabeças de combate.

Se estiver com dificuldade em uma sala de desafios, você pode conversar com o contrabandista na sala inicial. Ele oferecerá conselhos para te ajudar a sair da situação.

Salas do boss:


Lutando contra um boss da masmorra
Uma das últimas salas que você vai explorar é a sala de boss. Ela pode ser identificada pela criatura perigosa que fica à espreita dentro dela. Essa é a última sala da masmorra, e ela possui uma escada que leva para os níveis inferiores. Clicar nessa escada depois que o boss for derrotado, fará com que o "cronômetro de fim de masmorra" comece a correr. Depois disso, todos os membros do grupo receberão EXP Dungeon e serão levados à próxima masmorra.

Derrubar a fera nesta sala é a única forma de terminar sua masmorra atual e chegar aos andares inferiores, então você e seu time terão que derrotá-la juntos. Caso tenha problemas, fale com o contrabandista na sala inicial para conseguir alguma ajuda, já que cada boss terá uma particularidade que o tornará mais difícil de ser derrotado ou mais forte no combate.

Derrotar o boss deixa a sala vazia para que você possa clicar na escada que leva ao andar inferior. Isso também pode lhe proporcionar um objeto de recompensa em sua mochila, o que será avisado em sua caixa de bate-papo. Estes objetos normalmente são mais poderosos do que os outros achados na masmorra e, se puder usá-los, pode valer a pena amarrá-los - veja Estágio 5: Recompensas e Amarrar.
Estágio 5: Recompensas e Amarrar Objetos

Recompensas

Depois de derrotar um boss no fim de uma masmorra, você pode ter a sorte de encontrar um objeto em sua mochila (ou no chão, se sua mochila estiver cheia). Cada explorador tem a chance de receber um objeto dessa forma, e os objetos podem variar da classe 1 a 11 (ou Classe 1 a 5 se você não é membro de RuneScape). Clique hi1>aqui para ver os vários objetos que podem ser ganhos desta forma. Também pode acontecer de um inimigo deixar para trás um livro ou diário. Eles contém informações sobre a História de Kalaboss e são automaticamente guardados em seu diário de Dungeon. Você pode ver seu diário de Dungeon a qualquer hora, falando com o Tutor de Dungeon, à direita do Castelo de Kalaboss.

Amarrar

Antes de sair do nível descendo a escada da sala do boss, vale a pena "amarrar" os objetos mais eficazes em sua mochila. Os objetos amarrados podem ser levados para a próxima masmorra - têm um (a) depois do nome - e sto é útil já que NENHUM objeto desamarrado será mantido de uma exploração para outra. Então se tiver algum em particular com Classe 11 que você não queira perder, é muito bom amarrá-lo.

Para amarrar um objeto, clique com o botão direito em sua mochila e selecione "Amarrar". No nível 1 de Dungeon, você pode amarrar um objeto dessa forma por masmorra; no nível 50, dois objetos; no nível 100, três objetos e no nível 120 você pode amarrar quatro. Uma vez amarrado, um objeto permanecerá dessa forma para sempre, até que você clique com o botão direito e o "destrua", ou o venda para o contrabandista.

Você também pode amarrar um tipo de runa ou flecha, o que não conta como um de seus objetos amarrados. Amarrar munição é sempre possível, e você pode amarrar até 125 runas ou flechas de todo tipo. A quantidade de munição que você pode amarrar nunca muda.

Prestígio

Seu total de prestígio é um dos dois fatores que determinam o valor base - a soma total - da EXP Dungeon que você recebe ao final de uma exploração. O total de prestígio é uma medida de o quão variada suas explorações de masmorra foram. Portanto, um total de prestígio alto é sinal de um jogador que explora vários andares

O total de prestígio é igual a um dos seguintes, dependendo de qual for maior: o número de diferentes andares que você explorou ou o número de diferentes andares que você explorou ANTES de apertar o botão "redefinir" pela última vez na interface do seu anel da afinidade. Você receberá a EXP aumentada do total de prestígio uma vez por andar. Se você jogar um andar pela segunda vez, seu total de prestígio não contribuirá para a EXP que você ganha ao final da exploração. ATENÇÃO - Já que é difícil lembrar quais andares você já explorou, a interface de seleção de andares tem várias bandeiras vermelhas para guiá-lo para os ainda não explorados.

É claro que você alcançará um ponto em que não haverá mais andares a serem explorados com o seu atual modificador. Quando isso acontecer, você poderá usar o botão "Redefinir", que tem duas funções: redefinir o seu progresso em cada masmorra, ou seja, você terá 0 andares diferentes explorados; e criar um total fixo a partir do seu prestígio total. Este total fixo é igual ao número de andares diferentes que você explorou antes de apertar o botão "Redefinir".

O valor deste botão logo fica óbvio: em um primeiro reconhecimento pelos níveis de Kalaboss, você receberá um prestígio total de 1 no nível 2, 2 no nível 3 etc. Pressionar "Redefinir" depois de explorar 5 andares individuais lhe dará um prestígio total fixo de 5, então você poderá ter um prestígio total de 5 no 1º andar, 5 no 2º etc. É uma grande melhora em relação ao prestígio total de 1 e 2 descritos acima. É recomendável que você redefina seu prestígio total se você chegar a um ponto em que raramente desbloqueia novos andares para explorar.

A Tela de Recompensas


Quando seus objetos estiverem amarrados e seu grupo estiver pronto, você pode clicar na escada para sair de Kalaboss ou para seguir na próxima complexidade e profundidade. Antes disso, no entanto, você verá a tela de recompensas, um resumo de estatísticas que mostra como você está indo na masmorra e quanta EXP Dungeon você recebeu.

Se você e seu grupo quiserem pular este estágio rapidamente, é possível clicar com o botão direito do mouse na série de números no topo direito da interface. Cada número corresponde a um jogador no grupo e você pode clicar com o botão direito do mouse em seu próprio número (não é possível clicar no de outros jogadores) para deixar o grupo ou pular os cálculos e passar para o próximo andar na masmorra. O grupo vai pular para a próxima masmorra umas vez que todos os número estiverem vermelhos (isso significa que um jogador pediu para pular os cálculos) ou cinza (um jogador deixou o grupo).
As categorias que aparecem na interface, acima, são as seguintes:


Andar - Uma quantidade de EXP baseada no andar que você estava explorando.
Prestígio - Uma quantidade de EXP baseada no seu total de prestígio
Valor base - O valor base é a soma total de EXP ganha caso não haja nenhum modificador afetando-a. Este total é baseado no seu andar e valores de prestígio.
Tamanho da masmorra - Isto modifica sua recompensa de EXP, dependendo se a masmorra for pequena, média ou grande.
Sala bônus - Isto modifica sua recompensa de EXP, dependendo de quantas salas do caminho crítico você explorou.
Dificuldade - Isto modifica sua recompensa de EXP, dependendo do quão difícil sua masmorra foi (o primeiro número é o número de exploradores em seu grupo, o segundo é para quantos exploradores a masmorra foi projetada).
Sala bônus - Isto modifica sua recompensa de EXP, dependendo de quantas criaturas você tenha deixado de derrotar nas masmorras.
Coplexidade - Isto modifica sua recompensa de EXP, dependendo do nível de complexidade da masmorra.
Modo Guia - Isto modifica sua recompensa de EXP, dependendo se o Modo Guia foi ativado.
Mortes - Isto modifica sua recompensa de EXP, dependendo do número de mortes que você tenha acumulado no decorrer da masmorra.
Modificador - Este é o total de modificação para o seu "valor base". Ele aumentará e diminuirá à medida que os modificadores são calculados.
Total de EXP - O mais importante: este é o total de EXP Dungeon que você recebeu depois que os modificadores foram usados.
Fichas - Estas fichas podem ser trocadas com o negociante de recompensas na superfície de Kalaboss. Fichas são calculadas com a porcentagem de 1 para cada 10 EXP Dungeon.
Títulos - Aparecem na vertical, à direita da interface. São dadas para cada explorador de acordo com sua performance na última masmorra.
Fichas e Recompensas da Superfície

Completar uma masmorra faz com que você ganhe várias fichas. O número recebido de fichas está diretamente ligado à EXP Dungeon recebida, então tudo o que aumenta sua recompensa de EXP também aumentará sua recompensa de fichas. Fichas podem ser levadas ao negociante de recompensas, encolhido na superfície de Kalaboss ou podem ser usadas para "Personalizar" seu anel da afinidade. O negociante oferece equipamentos e objetos que podem ser usados fora de Kalaboss em troca de de suas suadas fichas. Você pode encontrá-lo ao sul do castelo de Kalaboss.

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